Ministério do Turismo e Cemig apresentam:

Ministério do Turismo e Cemig apresentam:

4 vantagens da saúde baseada em valor

https://renatodpaula.com.br/2012/07/26/feliz-dia-dos-avos/

A pandemia está forçando lideranças e sistemas de saúde público e privado a se adaptarem e inovarem em um período curto. O Relatório de Tendências de Saúde 2021, elaborado pela CVS Health, destaca que a Covid-19 despertou, em pacientes de todo o mundo, o desejo de se tornarem mais ativos, engajados e capacitados na gestão de sua saúde. Com isso, as pessoas estão buscando por mais conhecimentos, por maneiras diferentes de se comunicarem com seus médicos e, acima de tudo, por mais transparência em relação aos cuidados e custos dos tratamentos.

Todas essas demandas nos levam, de forma acelerada, à transição de um cuidado em saúde tradicional para um modelo de assistência centrado no paciente, ou seja, um modelo de saúde baseado em valor. Acompanhe outras discussões seguindo as redes da Mais 60 Saber. Vou gostar de te ver lá!

Nesse modelo, os prestadores de serviço são remunerados de acordo com os resultados que proporcionam ao paciente. Por isso, contar com o engajamento dos pacientes na hora de fazer o prognóstico e o tratamento é fundamental. Assim, é possível garantir um bom resultado, que demonstre eficiência, redução dos desperdícios, qualidade do atendimento e segurança assistencial ao paciente, ao colocá-lo no centro do cuidado.

Destaco, a seguir, quatro benefícios que podem ser atingidos com a saúde baseada em valor. Confira:

  1. Satisfação dos pacientes

Com o foco na experiência do paciente, a saúde baseada em valor proporciona um serviço mais alinhado às suas expectativas, com aumento do seu conforto e redução dos riscos assistenciais e procedimentos desnecessários. Como consequência, há o aumento da satisfação dos pacientes em relação aos cuidados e serviços prestados.

  1. Melhorias na qualidade dos serviços

Com a eficiência e adoção de boas práticas de governança clínica com base em valor (estruturação dos sistemas de atenção à saúde, assistência contínua ao paciente, tomadas de decisão a partir de evidências científicas, priorização da segurança do paciente, entre outras), é possível melhorar os resultados assistenciais e serviços prestados, diminuindo os desperdícios e descobrindo possíveis falhas.

  1. Redução de custos

Com a implantação planejada de novos modelos de assistência e remuneração para entrega de valor há um aumento da eficiência hospitalar, com racionalização dos recursos, melhoria do uso de leitos, diminuição de gastos com a judicialização da prática médica, além da redução de gastos com complicações e hospitalizações. Tudo isso contribui para a construção de um futuro sustentável.

  1. Antecipação de problemas

Com o foco do atendimento centrado no paciente, é possível metrificar os problemas em seus estágios iniciais. Assim, problemas na cadeia de serviços são detectados

rapidamente pela experiência do paciente, possibilitando uma tomada de atitude mais rápida.

Geraldo B. de Camargo Neto

Sócio fundador e CEO da Mais 60 Saúde. Médico Nefrologista titulado, Gestor de Saúde no SUS e Especialista em Auditoria.

Compartilhe este conteúdo nas redes sociais:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Abrir chat
Skip to content